jusbrasil.com.br
20 de Julho de 2018
    Adicione tópicos

    Imposto de Renda 2018: como declarar contribuições para previdência privada?

    O G1 recebeu perguntas de leitores sobre a declaração do Imposto de Renda de 2018, e pediu ajuda a especialistas para responder às questões dos contribuintes diariamente.

    Veja abaixo resposta de Bruno Hoffmann, Superintendente da Icatu Seguros, para pergunta sobre como declarar previdência privada de dependentes.

    "Meu pai fez um plano de previdência para a minha filha e faz as contribuições, mas no contrato do plano sou eu que apareço como responsável financeiro e/ou legal. Sou obrigado a declarar ou meu pai? No imposto de renda, minha filha é dependente na declaração da minha esposa."

    Resposta: "Se a titularidade do plano de previdência é de um dependente, quem deve declarar o plano é o contribuinte a que ele está vinculado para fins de Imposto de Renda, no caso, a esposa. Caso o plano seja VGBL, a contribuinte deverá registrar na ficha “Bens e Direitos" o saldo nominal, isto é, a soma das aplicações, sem considerar a rentabilidade. Caso o plano em questão seja PGBL, a contribuinte não deverá declarar a previdência em nome do seu dependente, uma vez que as aplicações foram feitas por outro contribuinte - e não por ela. Este é o pior cenário porque nem a esposa e nem o avô poderão ter o benefício fiscal da previdência."

    Veja aqui vídeo que mostra o passo a passo de como fazer uma declaração simples.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)