Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Livro trata de cálculos de benefícios previdenciários

    Livro trata de cálculos de benefícios previdenciários

    A obra Cálculo De Benefícios Previdenciários - Teses Revisionais: Regime Geral de Previdência Social da Teoria à Prática , de autoria de Hermes Arrais Alencar, tem por objetivo ofertar ao leitor as principais observações e peculiaridades acerca das ações de revisão de benefício previdenciário, entre as quais destacam- se: índice-teto previsto nas Leis 8.870 e 8.880 de 1994; inclusão do 13º salário no período básico de cálculo; aplicação gradual do Fator Previdenciário; Súmula 204/STJ (juros englobados e decrescentes) após a vigência do Código Civil de 2002 e da Lei 11.960, de 2009; Súmula 9 da Turma Recursal de Santa Catarina e o 1º índice de reajustamento; cálculo da renda mensal inicial de benefício de segurado que exerça múltiplas atividades (atividades concomitantes); incorporação da renda mensal do auxílio-acidente no cálculo de qualquer aposentadoria; incremento dos salários-de-contribuição integrantes do PBC com o índice expurgado de 39,67% (IRSM/fev. 94).

    O texto principia pela exposição de conceitos básicos acerca de: salário-de-contribuição; salário-de-benefício; renda mensal inicial; renda mensal atual, período básico de cálculo; índices de reajuste e de correção monetária. Diante do princípio tempus regit actum , é exposta a forma de cálculo dos benefícios previdenciários e acidentários na vigência: a) da Consolidação das Leis da Previdência Social de 1976; b) da Lei nº 8.213/91, redação original, e redações posteriores (em especial Leis nºs 9.032/95; 9.528/97; 9.876/99 e Medida Provisória 17242, de 28 de março de 2005), inclusive com parâmetros trazidos pela CF/88 e pela EC nº 20.

    É exibida prática de cálculos, mediante a apuração de renda mensal inicial nas ações de revisão de benefícios previdenciários em consonância com a legislação pátria e observações doutrinárias e jurisprudenciais pertinentes. Em suma, são demonstrados, mediante a utilização de casos concretos, os erros mais comuns verificados em cálculos apresentados em juízo.

    Manual de consulta para operadores do Direito Previdenciário, como advogados, procuradores federais, magistrados, contadores nomeados pelo juízo, assistentes técnicos e servidores do Poder Judiciário. Recomendado também para estudantes da área do direito que busquem aprofundamento nesse tema tão pouco estudado e difundido, bem como para profissionais das áreas trabalhista e previdenciária.

    Obra:

    Cálculo de Benefícios Previdenciários - Teses Revisionais: Regime Geral de Previdência Social da Teoria à Prática

    Autor:

    ALENCAR, Hermes Arrais

    Editora:

    Atlas, 2011.

    • Publicações2833
    • Seguidores433766
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações564
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/livro-trata-de-calculos-de-beneficios-previdenciarios/2742173

    Informações relacionadas

    AB Advogados Previdenciários, Advogado
    Modelosano passado

    Contrato de honorários para planejamento previdenciário

    AB Advogados Previdenciários, Advogado
    Modelosano passado

    Modelo contrato de honorários planejamento previdenciário

    Dalisson Miranda, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Planejamento previdenciário para aposentadoria - Modelo de relatório

    Guilherme Pereira, Estudante de Direito
    Artigoshá 6 anos

    Súmula nº 10 - TST

    Cálculo Jurídico, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Liquidação Previdenciária de maneira fácil: Um guia passo a passo

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Como adquirir uma um exemplar do livro? continuar lendo