Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRF da 1ª Região. Previdenciário. Salário-maternidade. Correção monetária. Incidência.

    O pagamento de benefício previdenciário está sujeito a correção monetária desde o momento em que se torna devido. Sob essa orientação jurisprudencial, a 2ª Turma do TRF da 1ª Região julgou que um grupo de mulheres tem direito ao pagamento das diferenças decorrentes da correção monetária do benefício (salário-maternidade). O processo teve início na Justiça Federal do Maranhão, quando o Juízo da primeira instância determinou ao INSS o pagamento das parcelas, tomando-se por base o valor do salário mínimo vigente à época dos nascimentos das crianças, devidamente corrigidas pela IGP-DI ou seu substituto legal, a partir das datas de cada nascimento até a concessão do benefício. Deverá incidir sobre a diferença devida juros de mora de 1% ao mês, definiu o juiz. Ao analisar o recurso, o relator, Juiz Fed. CLEBERSON JOSÉ ROCHA (convocado), verificou que os pagamentos foram feitos às autoras, porém, com os valores dos salários mínimos vigentes à época do parto, sem qualquer correção monetária. Não há, neste caso, a preservação do poder aquisitivo dos benefícios, observou o juiz. (Proc. 000755-98.2006.4.01.3702) Associe-se ao IBDP e tenha acesso a outras novidades.

    • Publicações2833
    • Seguidores433766
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações108
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf-da-1a-regiao-previdenciario-salario-maternidade-correcao-monetaria-incidencia/113012490

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)