Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    INSS tem de pagar auxílio-maternidade para índias a partir dos 14 anos

    INSS tem de pagar auxílio-maternidade para índias a partir dos 14 anos

    O INSS terá que admitir o ingresso na Previdência Social e, consequentemente, aceitar os requerimentos de salário-maternidade formulados pelas indígenas Kaingang, de idade entre 14 e 16 anos, provenientes da Terra Indígena Inhacorá, no Município de São Valério do Sul/RS, permanecendo a necessidade de atendimento às demais exigências previstas em lei.

    A decisão, proferida pelo TRF da 4ª Região, acolhe ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal em Santo Ângelo/RS. De acordo com a legislação previdenciária brasileira, o benefício de salário-maternidade somente é concedido para gestantes a partir dos 16 anos de idade, uma vez que esta é a idade mínima para ingresso na Previdência Social na qualidade de segurado, de modo a coibir o trabalho infantil.

    Entretanto, como as indígenas da etnia Kaingang começam a trabalhar no meio rural, se casam e geram filhos de forma bastante precoce, a concessão de quatro benefícios previdenciários deve se dar de forma diferenciada, de acordo com a cultura daquela comunidade.

    (Proc. 50003234420104047105)

    • Publicações2833
    • Seguidores433766
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações73
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inss-tem-de-pagar-auxilio-maternidade-para-indias-a-partir-dos-14-anos/2789135

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)