Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Previdenciário. Segurada. Tendinite. Auxílio-doença. Carência. Não cumprimento. Benefício negado administrativamente. Concessão judicial. Dano moral. Configuração. Indenização. Cabimento.

    Os magistrados da 1ª

    Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais do Rio de Janeiro julgaramimprocedente recurso do INSS, e confirmaram sentença que determinou opagamento do benefício de auxílio-doença à autora, por necessidade deafastamento do trabalho. Alega a autora que é portadora de tendinite, tendo sidosubmetida a cirurgia e a repouso domiciliar por 60 dias, o que a levou a requerer oauxílio doença ao INSS. Entretanto, o INSS negou o seu pedido, alegando que aautora não teria cumprido a carência de 12 meses de contribuição. Em primeirainstância, o INSS foi condenado a conceder o auxílio-doença e a pagar os atrasadoscom juros e correção monetária desde a data do primeiro pedido feito pela autora,bem como danos morais. O INSS, em sua defesa, requereu a reforma da decisão,no tocante a condenação em danos morais, alegando o enriquecimento indevido daautora. Em grau recursal, a relatora da 1ª Turma, magistrada DANIELA MILANEZ,em relação aos danos morais, constatou que, no caso concreto, houve o abalo erompimento psico-emocional a ensejar reparação a título de dano moral e negouprovimento ao recurso do INSS, no que foi acompanhada pelos demais juízesintegrantes da 1ª Turma. (Proc. 2009.51.51014164-0/01)

    • Publicações2833
    • Seguidores433764
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações803
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/previdenciario-segurada-tendinite-auxilio-doenca-carencia-nao-cumprimento-beneficio-negado-administrativamente-concessao-judicial-dano-moral-configuracao-indenizacao-cabimento/2398351

    Informações relacionadas

    Camila Duarte, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    O teletrabalho e a responsabilidade do empregador em casos de acidente de trabalho

    João Leandro Longo, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Aposentadoria por Tempo de Contribuição (c/ período rural)

    Pâmela Francine Ribeiro, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Incidente de Uniformização de Turmas Regionais Diversas (Revisão da Vida Toda)

    Rafael Wendell Barros Forte da Silva, Estudante de Direito
    Notíciashá 3 anos

    Jurisprudência sobre utilização de período de auxílio-doença como carência para concessão de benefícios

    Priscylla Souza, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Auxílio Doença: 13 informações importantes

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)