Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Previdenciário. Segurado. Portador do vírus HIV. Doenças oportunistas eventuais. Capacidade laboral plena. Laudo pericial. Auxíliodoença e aposentadoria por invalidez. Descabimento.

    A 1ª Turma Recursal dos

    Juizados Especiais Federais do Rio de Janeiro negou provimento a pedido deconcessão de auxílio-doença e sua conversão em aposentadoria por invalidez aportador de vírus da AIDS. Alega o autor que, durante cinco anos foi submetido adiversas perícias, tendo sido constatado que era portador de neurotoxoplasnose,candidíase oral e pulmonar. Diante de seu estado de saúde, solicitou ao INSS aconcessão do benefício de auxílio-doença e sua conversão em aposentadoria porinvalidez. Ambos os pedidos foram negados pelo INSS, em face de parecer contrárioda perícia médica. Em 1ª instância, foram negados os pedidos autorais.Inconformado com a decisão, o segurado ingressou com recurso nas TurmasRecursais do Rio de Janeiro. Em defesa, o INSS alegou que, apesar do autor serportador do vírus da AIDS e de ter apresentado doenças consideradas oportunistas,não havia, segundo o laudo pericial, incapacidade laboral, por ocasião da períciajudicial. Em recurso, a relatora do processo, Juíza Fed. DANIELA MILANEZ, acolheuos argumentos da Autarquia, sobretudo por que o laudo pericial judicial atestou acapacidade do autor, pois a carga viral do mesmo encontra-se controlada, motivopelo qual negou provimento ao recurso. (Proc. 2009.51.68.009566-5)

    • Publicações2833
    • Seguidores433766
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações572
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/previdenciario-segurado-portador-do-virus-hiv-doencas-oportunistas-eventuais-capacidade-laboral-plena-laudo-pericial-auxiliodoenca-e-aposentadoria-por-invalidez-descabimento/2398350

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Otima idéia continuar lendo