Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Desconto de benefício previdenciário é limitado a 30% do vencimento

Deve ser observado o limite de 30% do valor do benefício previdenciário para consignação de valores referentes ao pagamento mensal de empréstimos, financiamentos e operações de arrendamento mercantil.

A 5ª Turma do TRF da 1ª Região adotou esse entendimento para reformar sentença que julgou improcedente ação movida por beneficiário objetivando a limitação dos descontos mensais referentes a empréstimos contraídos no Banco Santander e na Fundação Habitacional do Exército (FHE).

Na apelação, o recorrente sustentou que, nos termos do art. 115 da Lei 8.213/1991, os referidos descontos não podem superar o montante de 30% de sua remuneração líquida.

Ao analisar o recurso, o relator, juiz federal convocado Carlos Eduardo Castro Martins, deu razão ao apelante. O magistrado citou em seu voto precedente do próprio TRF1, segundo o qual: nos termos do art. da Lei 10.820/2003, é possível aos titulares de benefícios previdenciários autorizarem ao órgão competente o referido desconto em folha, bem assim à instituição financeira da qual recebam seus benefícios a retenção, para fins de amortização, de valores referentes ao pagamento mensal de empréstimos, financiamentos e operações de arrendamento mercantil por ela concedidos, quando previstos em contrato, desde que observado o limite de 30% do valor do respectivo benefícios.

Assim, deve ser observada a limitação estipulada na Lei 10.593/2002 correspondente a 30% do valor dos benefícios, de modo que a cobrança não pode ser feita de forma indiscriminada, sob pena de violação ao que dispõe o 1º do art. 151 do CDC, na dicção de que presume-se exagerada, entre outros casos, a vantagem que ofende os princípios fundamentais do sistema jurídico a que pertence, observou o relator. Com tais fundamentos, a Turma, de forma unânime, deu provimento à apelação. Processo n.º 0002570-38.2013.4.01.3815 Data do julgamento: 21/01/2015

Data de publicação: 29/01/2015 JC

Associe-se ao IBDP e tenha acesso a outras novidades.

  • Publicações2833
  • Seguidores433765
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3056
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desconto-de-beneficio-previdenciario-e-limitado-a-30-do-vencimento/167147565

Informações relacionadas

Rafael Rodrigues Cordeiro, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo - Petição Inicial - Ação para limitar em 30% empréstimos de aposentadoria - Exibição de Documentos.

Raphael Cajazeira Brum, Advogado
Modeloshá 9 anos

Limitação de desconto em benefício em 30%

Dr Fabiano Silva de Andrade, Advogado
Artigoshá 8 anos

Quanto pode ser descontado de um aposentado para pagar um empréstimo consignado?

Ian  Varella, Advogado
Artigoshá 8 anos

6 tipos de descontos possíveis no benefício previdenciário

Ademarcos Almeida Porto, Advogado
Artigoshá 6 anos

Não é permitido descontar acima de 30% do salário, mesmo em caso de vários contratos de empréstimos pessoais

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Parabéns!!!
Essas operações de empréstimo consignado viraram uma máfia.
Foi criado todo um sistema especializado para extorquir e minar o salário do trabalhador sob o disfarce de empréstimo de dinheiro. Envolvendo bancos, empresas, software "malicioso" e operadores inescrupulosos. continuar lendo