Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Desaposentação em pauta no STF até março

O processo que discute a troca da aposentadoria entrará na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) até março. A previsão foi confirmada ontem pelo gabinete do ministro Luís Roberto Barroso, relator do processo. Após a liberação da matéria, cabe ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, definir a data para julgamento.O Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), que foi admitido como interessado na causa no processo (RE) 661256, comemora a notícia. Em novembro do ano passado, o instituto apresentou um estudo sobre a viabilidade financeira e atuarial da desaposentação para os aposentados que continuarem a trabalhar e contribuir. Para o IBDP é uma grande responsabilidade atuar em defesa da desaposentação, explica Jane Berwanger, presidente do IBDP.Segundo a advogada da instituição, Gisele Lemos Kravchychyn, o IBDP enfocou em alguns pontos importantes, como a questão financeira, provando que o quanto o segurado paga de contribuição custeia o novo benefício que vai receber; o direito a renúncia, no qual a aposentadoria é um direito disponível do segurado e o enfoque sobre a natureza das contribuições dos aposentados que continuam trabalhando.A preocupação do IBDP com a matéria é devido a sua relevância. Mais de 70 mil processos na justiça estão aguardando a decisão do Supremo. Apesar do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ter julgado o recurso repetitivo reconhecendo o direito à desaposentação, a palavra final será dada pelo STF, que é guardião da Constituição Federal.O IBDP está trabalhando para poder colaborar e participar do diálogo que irá discutir o direito dos segurados aposentados, que continuam a contribuir depois do início do benefício, destaca Gisele. E completa: Eles merecem ter suas aposentadorias alteradas para que incluam os novos períodos de trabalho.

  • Publicações2833
  • Seguidores433767
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações393
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desaposentacao-em-pauta-no-stf-ate-marco/112677656

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Após a liberação da matéria, cabe ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, definir a data para julgamento.
Joaquim Barbosa, não entendi! continuar lendo

Essa matéria é de 2014 ou 2015..... continuar lendo

Ainda tenho enorme confiaça no ministro Joaquim Barbosa ,e os 70 mil processos estão no aguardo para que a desaposentação seja julgado e aprovado ainda neste mes de março de 2014, para que o trabalhador brasileiro receba o que tem de direito. continuar lendo

Acho que esse processo deve ser levado até o fim, e o mais rápido possível, pois trata-se de melhorias no âmbito geral para muita gente.
Deve-se salientar que essa melhoria, caso concedida vai gerar melhor renda para os aposentados e consequentimente essa pessoas irão gastar esse dinheiro, que, de uma forma ou outra entrará nos cofres do governo, melhorará a eoconomia e outros bens.
Devemos também prestar atenção quem é contra, pois lá na frente (em seus discursos) essas pessoas podem usar o fato para tirar proveitos, dizendo que foi a favor (e não foi), bom de forma geral, essa transformação no direito deverá nos trazer grandes benefícios. continuar lendo