Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Advogado associado do IBDP vote contra medida que modifica Juizado Especial

O Congresso votará projeto de lei que aumenta para duzentos salários mínimos o valor das causas julgadas em Juizados Especiais. O Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário entende que essa medida afetará o atendimento ao público. Os Juizados foram criados para atuar em questões mais simples. Por isso resolvem com mais rapidez processos que na justiça comum demorariam mais tempo, diz a presidente do IBDP. Além disso, ela lembra que hoje muitos Juizados estão sobrecarregados pela grande quantidade de processos e pela falta de estrutura.

Para Jane, aprovar a medida é desconhecer a realidade. Ela explica que a informalidade dos Juizados tem por base afastar causas mais complexas. Outro ponto fundamental é que o direito previdenciário não pode mais ser tratado como de menor importância. Discussões sobre aposentadoria de uma vida de trabalho ou pensão alimentícia para filhos não podem ser tratados como causas menores, afirma a presidente.

A Ordem dos Advogados do Brasil está fazendo uma enquete sobre o assunto no seu site. Acesse e vote contra o Projeto de Lei oab.org.br.

  • Publicações2833
  • Seguidores433765
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações30
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogado-associado-do-ibdp-vote-contra-medida-que-modifica-juizado-especial/100064806

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)